terça-feira, 27 de setembro de 2011

TSE aprova registro nacional do PSD.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) o registro nacional do PSD (Partido Social Democrático), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A decisão, por 6 votos a 1, permite que a nova sigla filie candidatos e concorra nas eleições municipais de 2012.
Além da relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, votaram a favor do registro os ministros Marcelo Ribeiro, Teori Zavascki, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Contra, apenas o ministro Marco Aurélio Mello.
Com a criação do PSD, o Brasil passa a ter 28 partidos políticos em atividade. Com a decisão desta terça, o partido de Kassab poderá disputar as eleições municipais, sob o número 55. Mas ainda há riscos aos planos do prefeito de São Paulo para o pleito do ano que vem.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ministro do TSE pede vista e criação do PSD é adiada


De Brasília - BC
Após a relatora do processo de criação do Partido Social Democrático (PSD), ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi, proferir voto favorável para o registro da sigla, o colega de corte ministro Marcelo Ribeiro pediu vista do processo, o julgamento não pode ser encerrado nesta quinta-feira (22).

No momento os demais ministros estavam se posicionando sobre o registro do partido, quando Marcelo Ribeiro pediu o tempo extra para analisar o caso alegando não estar apto para votar.

É preciso que pelo menos mais três magistrados sejam favoráveis à sigla para que ela seja criada. Mas com o pedido de vista, o mérito da matéria só  deverá voltar à pauta do plenário do tribunal na próxima terça-feira (27).

De acordo com a ministra Nancy, o partido fundado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab conseguiu 514,9 mil assinaturas, cerca de 32 mil a mais que as 482 mil necessárias para a fundação de uma nova agremiação.

O número só não foi maior pois Nancy disse que algumas das listas enviadas pelo PSD ao TSE continham erros formais, estavam com problemas de grafia ou ilegíveis. Por isso, ela descartou cerca de 27 mil das assinaturas apresentadas. (Com agências).
Olhar direto.